domingo, 1 de março de 2009

Um breve Contexto sobre a Tecnologia nos Últimos anos aqui no Brasil

O nosso país sempre esteve atrás das maiores tendências em TI. Talvez este gap esteja diminuindo agora com a internet. Mesmo assim temos nossos problemas ainda.

A ciência da computação passou por revoluções tão avalassadoras nos últimos 40 anos que faz com que as organizações tenham dificuldades em acompanhar não apenas a tecnologia mas o próprio mercado de TI (Quem não falou com o velho gerente de CPD que falava dos tempos do DATAFLEX, ADABAS, COBOL, ZIM e mesmo do Digitador).



Com um ciclo de mudanças nas subfunções da TI inferior a 5 anos novas carreiras e novas especializações surgem como Arquiteto de Informação, Analista IHC entre outros, como o Arquiteto de Software.

No desenvolvimento do nosso mercado local (Brasil e mais especificamente região sul), várias inovações da TI chegaram num determinado momento, mais ou menos a partir de 1996 - 1998. Entre elas a linguagem java em ambiente comercial, a adoção da arquitetura 3 camadas, o emprego da tecnologia TCP/IP e o uso deinterface Web.

Antes disso haviam plataformas proprietárias de diversos vendors, como a Oracle, a Borland, a Microsoft, e outras jabuticabas como o ZIM. Todas essencialmente duas camadas.

A gestão deste mix Tecnológico pelos departamentos de TI foi complicada. Um dos mitos que recorrentemente ouço é que toda essa complexidade é inerente à plataforma Java.

Durante a reserva de mercado na década de 80 ocorriam as guerras por padrões de plataformas corporativas, como CORBA, COM e DCOM, bem como as guerras de consolidação dos protocolos Internet. Coisas que o mercado local acompanhara apenas marginalmente. A grande maioria das empresas médias não têm acesso ao desenrolar das brigas por padrões (não é sua obrigação e nem seria de seu interesse) chegando a adotar padrões relativamente consolidados pelo mercado.

A encarnação atual de plataformas pode ser vista nos entreveros pela definição do padrão de HDTV no Brasil e nos padrões de discos óticos que substituirão o DVD, como o blu-ray.

0 comentários :